FANDOM

Artilheiro

Artilheira grifnória Gina Weasley jogando a goles no aro

Artilheiro é uma posição no esporte bruxo conhecido como Quadribol. Há três Artilheiros por equipe. Os Artilheios controlam as Goles e tentam envia-las através dos aros de gol. Cada acerto vale dez pontos. Isso os torna semelhantes aos atacantes no futebol, como o jogo é geralmente iniciado com o árbitro liberando a goles para o ar para os artilheiros tentarem pega-la.

História Editar

O Chaser é a posição mais antiga no jogo de Quadribol, já que o objetivo do jogo consistia apenas em marcar gols.

A principal mudança para o papel do artilheiro foi em 1884, quando as regras foram alteradas, o que permitiu que apenas um artilheiro entrasse na área de pontuação enquanto tentava marcar um gol. Isso foi feito em um esforço para parar a escada durante um jogo. Duas outras faltas que podem ser cometidas por Chasers são Conduzir e furar a goles.[1] Artilheiro Dragomir Gorgovitch, do Canhões de Chudley, detém o recorde de maior número de goles em uma temporada.[2]

Traços Editar

Artilheiros são geralmente considerado a parte mais emocionante de assistir pelos espectadores durante um jogo de quadribol, pelo menos até o Pomo de Ouro ser achado. Artilheiros são tipicamente rápidos e ágeis (perdendo apenas para o Apanhador), fazendo com que as moças sejam ideais para a posição.

Galeria Editar

Na adaptação cinematográfica de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o pai de Harry, Tiago Potter, teria sido um apanhador. No entanto, JK Rowling afirmou que James era um caçador.[3]

Aparições Editar

  1. Quadribol Através dos Séculos (real), Capítulo 6
  2. Harry Potter e as Relíquias da Morte
  3. http://www.accio-quote.org/articles/2000/1000-scholastic-chat.htm
Quadribol
Campo de Quadribol
Oficiais:
Árbitro de Quadribol
Posições:
Apanhador | Artilheiro | Batedor | Goleiro
Equipamento:
Balaço | Bastão do batedor | Goles | Pomo de Ouro | Vassoura |