FANDOM

Um caldeirão é um recipiente semelhante a um balde ou chaleira e é usado para preparar e manter poções e também pode ser usado para transportar suprimentos. Caldeirões são aquecidos em fogo aberto e podem ser pendurados em um fogo de uma alça de ferro.

História Editar

História antiga Editar

Os caldeirões eram usados ​​uma vez por trouxas e magos, sendo grandes panelas de metal que podiam ser suspensas sobre incêndios. Com o tempo, pessoas mágicas e não-mágicas se mudaram para fogões; as caçarolas tornaram-se mais convenientes e os caldeirões tornaram-se a única província de bruxos e bruxas, que continuaram a preparar poções neles. Uma chama nua é essencial para a fabricação de poções, o que torna os caldeirões o mais prático de todos.[1]

Desenvolvimentos modernos Editar

Enquanto os caldeirões continuam sendo utensílios clássicos de fabricação de poções, tem havido tentativas de revolucionar o caldeirão, como a invenção do caldeirão auto-agitado por Gaspard Shingleton,[2] ou o caldeirão dobrável. Humphrey Belcher uma vez teorizou que "havia aceitação para caldeirões de queijo" (Alvo Dumbledore mais tarde comentaria que ele estava "lamentavelmente tão enganado" nessa crença).[3]

O caranguejo do fogo, que se assemelha a uma tartaruga com uma casca de joias que atira fogo em sua extremidade traseira, é valorizada por sua concha para uso como um caldeirão. Esta prática de caça furtiva levou a colônias protegidas em seu habitat nativo da ilha de Fiji.[4]

Todos os caldeirões são encantados para torná-los mais leves de serem carregados, já que são mais comumente feitos de estanho ou ferro. As invenções modernas incluem as variedades auto-agitável e dobráveis, e potes de metais preciosos também estão disponíveis para os especialistas ou para os exibicionistas.

Espessura do Caldeirão Editar

"Estamos tentando padronizar a espessura dos caldeirões. Há muitas peças importadas que são um pouco finas, os furos têm aumentado à razão de três por cento ao ano..."
—Explicação de Percy Weasley[fnt]

Em geral, os caldeirões devem resistir ao grande desgaste e uso. Como uma de suas primeiras designações no Ministério da Magia , Percy Weasley trabalhou com o Departamento de Cooperação Mágica Internacional na busca de um padrão para a espessura do caldeirão. Aparentemente, havia um problema com caldeirões importados de baixo padrão, com fundos finos e defeituosos.[5] Talvez esta seja a causa do talento de Neville Longbottom para derreter caldeirões durante a aula de Poções. Os primeiros anos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts usavam caldeirões de estanho tamanho 2, conforme mencionado na lista que acompanhava sua carta de aceitação de Hogwarts.[6]

Tipos de caldeirão Editar

Caldeirões na cultura bruxa Editar

  • No esporte mágico Rachacrânio, os jogadores usam caldeirões amarrados em suas cabeças.[7]

Aparições Editar

  1. Escrito por JK Rowling: "Caldeirões" no Pottermore
  2. Bruxo do Mês
  3. Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Capítulo 10
  4. Animais Fantásticos e Onde Habitam (real)
  5. Harry Potter e o Cálice de Fogo, Capítulo 5
  6. 6,0 6,1 Harry Potter e a Pedra Filosofal, Capítulo 5
  7. Quadribol Através dos Séculos (real), Capítulo 2