"... murmurou alguma coisa e despachou um jato daquelas chamas azuis que usara em Snape contra as plantas. Em questão de segundos, os dois meninos sentiram a planta afrouxar e se encolher para longe da luz e do calor."
Hermione Granger usando no visgo do diabo[fnt]

Chamas azuis é um fogo mágico que é produzido por um encanto de encantamento desconhecido, fluindo da varinha do lançador em um jato, que então se condensa em um corpo de fogo em um objeto próximo, semelhante ao Incendio.

Efeitos[editar | editar código-fonte]

As chamas produzidas são descritas como sendo azuis brilhantes, impermeáveis ​​e irradiando calor apenas para objetos mantidos diretamente acima dela. O fogo também pode ser tocado, penetrado e mantido sem queimar o suporte, embora seja conhecido por queimar materiais como roupas e plantas.[3] Como tal, pode ser transportado com segurança em pequenos objetos, por exemplo, um frasco, sem que o objeto seja danificado.[4] Essas chamas exclusivas também podem ser direcionadas para o local desejado pelo lançador e retornar à sua posição original.

Usuários conhecidos[editar | editar código-fonte]

Por trás das cenas[editar | editar código-fonte]

  • No filme, este feitiço foi substituído por Lacarnum Inflamarae quando Hermione tentou distrair Snape e Lumos Solem para atacar o visgo do diabo sensível à luz do sol.
  • No sétimo filme, Ron diz a Harry que ele sempre gostou dessas chamas. Nesse filme, as chamas são descritas como fogo normal, laranja-avermelhado, que levitam sem uma superfície para queimar, embora no livro apareçam azuis, como nos outros livros.
  • As adaptações de videogame de Harry Potter descrevem esse incêndio como semelhante ao Incendio. No entanto, essas aparições não devem ser consideradas válidas, pois Incendio produz fogo normal, não o fogo mágico azul que essa magia cria.
  • Esse feitiço pode ter sido Incendio Tria, que também produz fogo azul.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Harry Potter e a Pedra Filosofal (Primeira aparição)

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Harry Potter e a Pedra Filosofal, Capítulo 11 ao lançar este feitiço Hermione "disse algumas palavras bem escolhidas." então o encantamento deve ter palavras no plural.
  2. Harry Potter e a Pedra Filosofal, Capítulo 16 - ao lançar esse feitiço Hermione "puxando a varinha, sacudiu-a"
  3. Harry Potter e a Pedra Filosofal, Capítulo 16
  5. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Capítulo 5