Harry Potter Wiki
Advertisement
Harry Potter Wiki

O Diadema da Ravenclaw (também conhecido como o Diadema Perdido da Ravenclaw[1]) foi a única relíquia conhecida que pertencia a Rowena Ravenclaw, a fundadora da Casa Ravenclaw na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Gravada em sua superfície estava a famosa citação de Ravenclaw: "Inteligência além da medida é o maior tesouro do homem."

Foi dito que aumentava a sabedoria de seu usuário, que é o atributo mais precioso da Casa Ravenclaw. Ele tinha uma safira azul em forma de oval. A diadema foi posteriormente roubada por sua filha, Helena, um fato que Rowena manteve em segredo dos outros fundadores até seu leito de morte.[2]

História

Rowena Ravenclaw

Helena Ravenclaw

Artigo principal:  Roubo do Diadema de Rowena Ravenclaw

Helena Ravenclaw, filha de Rowena, invejava muito a atenção que sua mãe recebia. Ela roubou o diadema de sua mãe, na esperança de usar seu poder para se tornar mais sábia, e fugiu de Hogwarts. A mãe adoeceu mortalmente e, apesar da traição de Helena, queria ver a filha uma última vez. Rowena enviou o Barão Sangrento, um homem que uma vez amou Helena, para encontrá-la. Quando ele a alcançou em uma floresta na Albânia (a mesma floresta, Lord Voldemort usaria como esconderijo durante seu exílio), ela escondeu o diadema em uma árvore oca. Após sua recusa em voltar com ele, o Barão a esfaqueou; horrorizado com o que acabara de fazer, o barão se apunhalou também. Mais tarde, o diadema foi perdido (daí o nome "o diadema perdido") e foi procurado por estudantes por centenas de anos.[3]

Tom Riddle

Séculos depois, Tom Servolo Riddle conseguiu encantar a história com o espírito de Helena, então conhecida como a Dama Cinzenta, fantasma da casa da Corvinal. Ao saber da localização do diadema, Riddle viajou para a floresta albanesa logo depois que ele deixou a escola e adquiriu o diadema. Ele transformou-a em sua quinta Horcrux ao matar um camponês, e mais tarde escolheu para devolvê-lo ao mesmo lugar de onde tinha sido retirado: Hogwarts.[2]

Riddle era arrogante o suficiente para acreditar que ele sozinho havia penetrado nos segredos mais misteriosos de Hogwarts e, portanto, ele acreditava que apenas ele havia descoberto a Sala Precisa, onde pretendia esconder o diadema. A manifestação da Sala foi nada menos que a "Sala das Coisas Ocultas", dentro da qual Harry Potter esconderia a cópia do Príncipe Mestiço de "Preparação Avançada de Poções" muitas décadas depois. Riddle escolheu esconder o diadema nesta sala na noite em que voltou ao castelo para solicitar uma posição para ensinar Defesa Contra as Artes das Trevas. Ao contrário das outras Horcruxes, Riddle não colocou proteções mágicas pesadas para o diadema, devido à sua falta de tempo para fazê-lo, juntamente com sua arrogância.

Harry Potter

Por trás das cenas

  • Nos livros, Voldemort não sabe quando uma de suas Horcruxes é destruída; nos filmes, ele "sente" quando alguém é destruído, o que desencadeia visões fisicamente dolorosas dos pensamentos de Voldemort para Harry (já que Harry é uma proto-Horcrux / hospeda uma parte da alma de Voldemort); é assim que Harry pode deduzir que uma das Horcruxes está ligada à Ravenclaw, uma vez que os pensamentos de Voldemort sobre o castelo e Rowena Ravenclaw / [a segurança] do artefato da Ravenclaw foram transferidos para ele.
  • No romance, o diadema é inadvertidamente destruído pelo fogomaldito de Vicente Crabbe dentro da Sala Precisa. Em [[[Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2]], Harry apunhala o diadema com uma presa de basilisco e Rony o chuta para a Fogomaldito (então criada por Gregório Goyle). Pouco antes de a porta da sala se fechar, o rosto de Voldemort aparece no fogo da parte de sua alma no diadema vindo livre e perecendo.
  • Em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, a Helena Ravenclaw chama o Diadema de uma abominação por ter sido contaminado pela Magia Negra de uma Horcrux. Na verdade, quando Harry o encontra, em vez de fazer os barulhos violentos dos outros, ele faz um barulho de lamento, como se a luz e as forças das trevas dentro dele não estivessem bem juntas.
  • Em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, Tom Riddle havia falsamente prometido a Helena que destruiria o diadema se ela lhe contasse seu paradeiro, mas em vez disso o transformou em uma Horcrux e o escondeu dentro da Sala das Coisas Ocultas. Helena viria a saber e se arrepender de tudo isso, algo que ela não expressou no romance.

Aparições

Notas e referências

  1. Harry Potter Edição Limitada (Um Guia para o Departamento de Artes Gráficas)
  2. 2,0 2,1 Harry Potter e as Relíquias da Morte, Capítulo 31 (A Batalha de Hogwarts)
  3. Harry Potter e as Relíquias da Morte, Capítulo 29 (O Diadema Perdido)

Ver também

Advertisement