"Pessoalmente, eu acho que as aulas são realmente importantes, possivelmente mais importantes do que qualquer outra coisa que vamos fazer este ano, até mesmo os N.O.M.s que vêm aí! Pessoalmente, não consigo entender por que o Ministério nos impingiu uma professor inútil como essa, em um período tão crítico. É óbvio que se recusam a admitir o retorno de Você-Sabe-Quem..."
— A opinião elevada de Ernesto sobre a Armada de Dumbledore[fnt]

Ernesto "Ernie" Macmillan (nascido em 1980) foi um bruxo puro-sangue que frequentou a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts entre 1991-1998. Ele estudo no mesmo ano que o famoso Harry Potter, sendo selecionado para Casa Lufa-Lufa. Ernesto também nasceu na Família Macmillan, membro dos Sagrados Vinte e Oito.

Ernie foi um aluno academicamente forte e um leal amigo de Ana Abbott e Justino Finch-Fletchley. Em 1992, ele inicialmente suspeitou que Harry Potter fosse o Herdeiro de Sonserina durante a reabertura da Câmara Secreta em seu segundo ano. Entretanto, depois de Hermione Granger ser petrificada, ele disse à Harry que sabia que ele nunca faria isso com ela. Depois de pedir desculpas para Harry por suas suspeitas e acusações, os dois se tornaram bons amigos.

Em seu quarto ano, a amizade entre os dois vacilou temporariamente após o nome de Harry sair do Cálice de Fogo depois de Cedrico Diggory, um membro da Lufa-Lufa. Ele pensava que Harry estava trapaceando e começou a usar o Distintivo Potter Fede, por cortesia de Draco Malfoy. Quando Harry proclamou que Voldemort havia retornado no final do ano, Ernesto foi uma das poucas pessoas que acreditou nele.

Em seu quinto ano, ele se tornou um membro da Armada de Dumbledore, uma organização ensinada e liderada por Harry com o propósito de aprender magia prática e defensiva. Ele se juntou a AD novamente quando foi refundada durante o seu sétimo ano, opondo-se ao regime imposto pelos Comensais da Morte em Hogwarts, lutando mais tarde durante a batalha final em 2 de maio de 1998.

Ainda não se sabe o que aconteceu com Ernie após a Segunda Guerra Bruxa, mas provavelmente ele sobreviveu pois seus nomes não foram listados entre as vítimas. O que ele fez após a guerra, ou se sobreviveu é desconhecido.