FANDOM

A Finta de Wronski (também conhecida como a Finta Defensiva de Wronski) é uma tática em Quadribol onde um Apanhador finge localizar o Pomo de Ouro bem abaixo e corre para pegá-lo, esperando que o candidato oponente copie. No último segundo antes de chegar ao chão, o investigador de fintas sai de um mergulho, geralmente fazendo com que o investigador oponente caia. Classificado como Desviador Buscador Perigoso quando visto através de Omnioculares, a Finta de Wronski foi inventada pelo apanhador polonês Josef Wronski[1] e frequentemente usado pelo famoso apanhador Búlgaro Viktor Krum.

História Editar

Copa Mundial de Quadribol de 1994 Editar

Em 22 de agosto de 1994, Viktor Krum usou a Finta de Wronski na final da Copa Mundial de Quadribol contra a Irlanda. Krum usou com sucesso a tática para enganar o apanhador da Irlanda, Aidan Lynch, a mergulhar no chão, permitindo a Krum alguns momentos procurar o pomo sem interferência.[2]

Copa Mundial de Quadribol de 2014 Editar

Em 22 de maio de 2014, o apanhador alemão Thorsten Pfeffer tentou a Finta Wronski no jogo da sua equipe contra o País de Gales. No entanto, ele não conseguiu sair da manobra a tempo e colidiu com o solo a cerca de sessenta quilômetros por hora.

Aparições Editar

  1. Quadribol Através dos Séculos (real), Capítulo 10 (O Quadribol Hoje)
  2. Harry Potter e o Cálice de Fogo, Capítulo 10
  3. A carta "Pulling Up" mostra Harry saindo de um mergulho afiado e Terence Higgs prestes a atingir o chão.