FANDOM

"Ensinaremos os de nomes ilustres por grandes feitos."
—A preferência dos alunos de Gryffindor[fnt]

Godrico Gryffindor (n.Primeiro MilênioA.D./976) era um bruxo Inglês e um dos quatro fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ele era um grande amigo de Salazar Slytherin, mas se opôs quando o bruxo pensou que não deveriam aceitar estudantes Nascidos-Trouxas em Hogwarts. Não se sabe quando ele morreu. Em sua homenagem, o local de nascimento de Gryffindor ficou conhecido como Godric's Hollow. O retrato de Godrico Gryffindor ainda permanece em Hogwarts.

BiografiaEditar

Vida pregressaEditar

"O valente Gryffindor das charnecas..."
—O Chapéu Seletor cantando sobre o local de nascimento dos fundadores[fnt]
Godrico veio de uma charneca que agora é conhecida como Godric's Hollow, uma pequena vila na região oeste da Inglaterra. Ele foi descrito como sendo "o melhor duelista de seu tempo".

Fundadores de HogwartsEditar

"Para Gryffindor, os valentes eram prezados acima de todo o resto."
—O Chapéu Seletor em relação a Godrico.[fnt]
Dito ser um dos "quatro maiores bruxos e bruxas da época ", Godrico Gryffindor fundou a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts em sua idade adulta, com os amigos Salazar Slytherin, Helga Hufflepuff e Rowena Ravenclaw, embora mais tarde, ele cortou laços com Slytherin. Ele parece ter selecionado cuidadosamente os membros de sua própria casa.

Diz que Gryffindor prezava a coragem, a determinação e a força do coração acima de todas as outras qualidades. De fato, ele selecionou estudantes para sua casa com base em sua ousadia e coragem, de acordo com o Chapéu Seletor. Ele também foi o mais favorável a permitir que Nascidos-Trouxas entrassem na escola.

Os outros fundadores, no entanto, não tinham certeza de como classificariam os alunos quando estivessem mortos. Para resolver isso, Godrico tirou seu próprio chapéu e os quatro o enfeitiçaram para que ele pudesse classificar os estudantes muito depois de suas mortes. Foi, a partir de então, conhecido como o Chapéu Seletor.
Sorting Hat (3)

O Chapéu Seletor, modo de classificação em Hogwarts e o antigo chepéu de Godrico.

Godrico Gryffindor era inicialmente amigo íntimo de Salazar Slytherin, mas com o tempo a amizade deles se deteriorou. Depois de vários anos trabalhando pacificamente juntos, Slytherin finalmente se separou de seus colegas fundadores devido à sua desconfiança de nascidos-trouxas e sua crença de que eles não deveriam ser aceitos em Hogwarts. Quando Salazar não conseguiu convencer os outros três à aceitarem suas idéias, ele optou por deixar a escola. Sem o conhecimento de Gryffindor seu ex-amigo construiu uma câmara escondida dentro do castelo, na qual ele ocultou seu basilisco, para que seu herdeiro usasse mais tarde para tentar limpar a escola de estudantes vindos de famílias trouxas.

Não se sabe como ou quando Gryffindor morreu, embora ele tenha deixado um legado duradouro.

Pós MorteEditar

Download (16)

A Espada de Godrico Gryffindor

Um retrato de Godrico ainda está pendurado no Castelo de Hogwarts guardando um atalho secreto entre o patamar do sétimo andar da Grande Escadaria e a sala ao lado do Hall de Entrada. A senha necessária para obter acesso ao referido atalho era Starshine. Gryffindor deixou duas relíquias conhecidas: sua espada feita por duendes, adornado com rubis, e o Chapéu Seletor. Os dois itens compartilham um vínculo específico; sempre que um "verdadeiro Grifinóriao" precisar, a espada irá aparecer de dentro do chapéu. A espada de Godrico era capaz de adquirir poderes daqueles que haviam sido mortos e, portanto, estava repleto de veneno Basilisco, tornando-o adequada como uma ferramenta para destruição das Horcruxes de Lord Voldemort. Alvo Dumbledore a usou para destruir o Anel de Servolo Gaunt, Rony Weasley a usou-a para acabar com o Medalhão de Salazar Slytherin e Neville Longbottom para matar Nagini, a última Horcrux.

Aparência físicaEditar

PR 007 003-e1313269822422 (1)

Godrico Gryffindor junto de sua espada, nos terrenos de Hogwarts

O retrato de Godrico Gryffindor o retrata como um homem alto e musculoso, com uma juba parecida com à de um leão, cabelos ruivos ondulados e barba para aparar. Ele tinha olhos verdes, pele cor de pêssego e é frequentemente mostrado com sua famosa espada, com a qual ele tinha grande habilidade em manejar.

Ele também foi mostrado usando manoplas segmentadas da espada vermelha, adornadas com acessórios em ouro, muitas vezes retratada como bastante desgastada e com aparência de queimada. Ele também é mostrado usando magníficas vestes vermelhas com reflexos dourados e desenhos bastante complexos nas mangas. Ele tinha um olhar bastante poderoso e severo.

Personalidade e traçosEditar

Godrico Gryffindor valorizava coragem, determinação, cavalheirismo e a força do coração, e foi descrito como um dos quatro maiores bruxos e bruxas de seu tempo. Ele também era o mais tolerante e aceitante de que estudantes Nascidos-Trouxas frequentassem Hogwarts do que os outros fundadores, o ponto que provocou o fim de sua amizade com Salazar Slytherin. Ele estava pensando no futuro devido à criação do Chapéu Seletor para preservar a seleção dos alunos após seu tempo. Isso mostra sua esperteza e criatividade.

Ele tinha uma mentalidade versátil ao escolher empunhar uma espada e uma varinha, tornando-o um homem bastante dinâmico, que adiou o estilo de duelo de seu oponente, trouxa e bruxo. Continuando com isso, mostra que ele era respeitoso e justo, escolhendo empunhar uma espada em vez de magia contra combatentes trouxas por um senso de jogo limpo, pois a magia seria uma arma decididamente desequilibrada em um duelo contra uma simples espada. Além de mostrar seu senso de justiça, sua deferência ao estilo de duelo do oponente também mostrava uma necessidade de se desafiar, provando seu valor e coragem, que se tornou um dos traços de aceitação de sua casa em Hogwarts .

Sua ameaça de desembainhar e usar sua famosa lâmina contra Ragnuk, o Primeiro e seus seguidores, mostrando que, apesar de seu coração nobre e boas intenções, Godrico era capaz de tirar a vida de seres sapientes, como Duendes. Isso não seria uma característica incomum para um homem de sua época ou personalidade devido à constante violência que permeou a Europa Medieval e à aceitabilidade de duelar até a morte entre bruxos e trouxas.

Habilidades e habilidades mágicasEditar

  • Duelo: Godrico Gryffindor foi considerado o maior duelista de seu tempo com considerável talento em Magia Marcial, e também era altamente habilidoso em duelo com trouxas, usando sua espada em combate. Sua habilidade como espadachim era tal que ele preferia duelar entre trouxas com sua espada em vez de magia, apesar da magia ser a arma mais decisiva e poderosa.
  • Feitiços: Godrico demonstrou ser altamente proficiente no trabalho de feitiços, pois ajudou a encantar o Chapéu Seletor em um artefato mágico sensível com personalidade, para classificar os alunos após a sua vida, com a ajuda dos outros fundadores. Ele também foi capaz de produzir um Feitiço do Patrono, um testemunho ao seu nível superior de habilidades mágicas como um bruxo, dada a imensa dificuldade em conjurar um patrono.

PossesEditar

  • Varinha: Gryffindor possuía uma varinha de madeira, comprimento, núcleo e flexibilidade desconhecidos.
  • Espada: Gryffindor possuía uma espada feita forjada por Duendes e feita com Prata de Duende. Gryffindor usou essa espada nos duelos trouxas.
  • Chapéu Seletor : Dizia-se que a Godrico possuía o Chapéu Seletor. Ele, juntamente com os outros quatro fundadores, transfigurou o Chapéu Seletor em um artefato sensível para classificar os alunos após sua vida.

Veja tambémEditar

EtimologiaEditar

  • O nome Godric é um nome anglo-saxão em forma e pode ter vários significados, incluindo "quem governa com Deus" ou "quem governa bem".
  • Seu sobrenome é uma referência ao animal mágico de meio leão, o Griffin, um animal feroz e lendário com o corpo de um leão, a cabeça e as asas de uma águia. A casa de Hogwarts em homenagem a ele usa um leão como seu símbolo. Além disso, a última parte de seu sobrenome, "dor", é semelhante ao francês d'or , "feito de ouro", "dourado", que é uma das cores de sua Casa de Hogwarts, ou o sufixo dore , que significa "presente de", caso em que o significado de "Grifinória" seria "presente de Grifinória".
  • A Grifinória também é um trocadilho com o grifo dourado, que é um leão que só tem asas de águia, por isso tem a cabeça e as patas dianteiras de um leão e tem pêlo e penas dourados. Mesmo francês para Griffindor, Griffondor é um homófono francês da verdadeira fera, Griffon d'Or.

Por Trás das CenasEditar

Godric Gryffindor Portrait WU

Um retrato de Godrico Gryffindor como visto em Harry Potter: Wizards Unite

  • Godric Gryffindor foi nomeado "Bruxo do Mês" em julho de 2007 no site de Rowling. "Um dos quatro famosos fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Godric Gryffindor foi o duelista mais bem-sucedido de seu tempo, um lutador esclarecido contra a discriminação trouxa e o primeiro proprietário do célebre Chapéu Seletor".
GodricGryffindorLEGO

Godrico Gryffindor como uma minifigura LEGO

  • J. K. Rowling afirmou uma vez, brincando, que se Godric Gryffindor ainda estivesse vivo: ele seria a Lula Gigante que vive no lago de Hogwarts, o que faria dele o maior Animago (e, possivelmente, o mais antigo) do mundo bruxo . Na décima primeira hora de cada noite, a lula voltava para Gryffindor, que passeava pelos terrenos da escola antes de retornar à sua forma de lula. Deve-se notar que Rowling estava sarcasticamente tentando fazer um argumento, então, obviamente, essa afirmação não é considerada canônica.
Godric Gryffindor

Godrico Gryffindor em LEGO Harry Potter: Anos 5-7

  • Godrico Gryffindor é o único fundador que não é mencionado ter descendentes, embora por um tempo tenha sido especulado que o próprio Harry Potter era um descendente da Grifinória ou através de Tiago Potter, possivelmente porque Tiago era da cidade natal de Godric, ou possivelmente através de uma linha de Abortos. Para a esposa de James, Lílian Evans. No entanto, essa teoria foi posteriormente desmentida por J.K Rowling em uma entrevista.
  • Gryffindor aparece na fila do passeio de Harry Potter and the Forbidden Journey dentro do Mundo Mágico de Harry Potter nos Universal Studios Orlando e Universal Studios Hollywood como Retrato.
  • No site oficial de O Mundo Mágico de Harry Potter, Godrico menciona que ele tem orgulho de ter Harry Potter em sua casa e o chama de "Um jovem notável".
  • O nome e o local de nascimento de Gryffindor podem fazer alusão à história de Hardy Boys "The Witchmaster's Key", que faz referência à vila fictícia de Gruffinmoor.
  • O sobrenome da Grifinória no mundo real é aparentemente de origem galesa , embora tenha se espalhado para a Irlanda no século XII.
  • Uma nova espécie de aranha recebeu o nome de Gryffindor, Eriovixia gryffindori. O nome foi escolhido devido à semelhança do corpo triangular da aranha com o Chapéu Seletor, do qual Godric foi o primeiro proprietário.