"Senhoras e Senhores, agora o orador principal desta noite não precisa de nenhuma apresentação minha. Ele foi mencionado como um futuro presidente - e se você não acredita em mim, apenas leia os jornais de seu pai. Senhoras e senhores, dou-lhes o senador de Nova York, Henry Shaw!"
—Apresentador no jantar de angariação de fundos de Henry Shaw Júnior[fnt]

Este jantar de arrecadação de fundos foi oferecido pelo senador Henry Shaw Junior na noite de 6 de dezembro de 1926[1] no New York City Hall,[3] para angariar fundos para sua campanha de reeleição no Senado.[4] Contou com a presença de centenas de pessoas, a crème de la crème da sociedade de Nova York.[3]

O salão era decorado com bandeiras e outros emblemas patrióticos; no outro extremo da sala, atrás de um palco, havia um enorme pôster com a imagem do senador Shaw sob um slogan que dizia "O futuro da América". Muitas mesas redondas estavam espalhadas pelo corredor, onde as pessoas estavam sentadas.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Após o jantar, um locutor subiu ao palco para apresentar o principal palestrante da noite, o próprio senador Shaw (enquanto, no processo, contava uma piada sobre o império de mídia do pai do senador classificando-o como um futuro presidente em potencial dos Estados Unidos, e recebendo risadas indulgentes da multidão).[3]

Shaw subiu ao palco sob aplausos tumultuosos e começou a fazer um discurso sobre o progresso que havia sido realizado com a Lei Seca, e defendendo que "os salões de bilhar e essas salas privadas" seguiam o caminho dos "salões odiosos".[5] Como Shaw estava falando, ele foi interrompido por um barulho estranho vindo dos tubos do órgão no final da sala; e quando ele recomeçou, o estranho ruído ficou mais alto, fazendo com que os convidados olhassem em volta em busca da fonte do rompimento e começassem a murmurar preocupados um com o outro.[5]

De repente, os candelabros quebraram e as luzes se apagaram, assim como uma enorme e bestial onda de vento soprava sob o órgão. O Obscuro subiu pelo corredor, enviando mesas voando e jogando as pessoas ao redor enquanto esculpia uma linha em direção ao palco onde Shaw ainda estava de pé. A força jogou Shaw para trás contra o cartaz, e depois levantou-o para o alto, onde ficou suspenso por um momento no ar antes de ser jogado violentamente de volta ao palco, morto.[5]

Cardápio[editar | editar código-fonte]

Menu do Jantar de Shaw.png

O cardápio incluía aperitivos, seguidos de ostras do cabo acompanhadas de azeitonas, rabanetes e nozes . Em seguida, foi servida a sopa, creme de cogumelo fresco, seguida do prato de peixe (filé de linguado) e depois um assado (sela de borrego com molho de menta, batatas Delmonico) e salada (tomate recheado com aipo) . Após o jantar, a sobremesa foi rolos de sultana com molho de clarete e bolos variados, servidos com café.[2]

Aparições[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. 1,0 1,1 Animais Fantásticos e Onde Habitam: O Roteiro Original, Cena 55 - O jantar acontece na noite seguinte ao suposto assalto a banco por Scamander e Kowalski, ocorrido em 6 de dezembro (veja esta imagem), e que também é a data a edição do The New York Ghost lido por pessoas no MACUSA naquele mesmo dia (veja esta imagem)
  2. 2,0 2,1 Animais Fantásticos e Onde Habitam (filme) Veja esta imagem
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 Animais Fantásticos e Onde Habitam: O Roteiro Original, Cena 55
  4. Harry Potter: The Exhibition
  5. 5,0 5,1 5,2 Animais Fantásticos e Onde Habitam: O Roteiro Original, Cena 58