FANDOM

"Nesse momento, o representante departamental foi obrigado a se retirar sob uma saraivada de cestas atiradas por manifestantes furiosos que se aglomeravam no saguão. Embora duendes agitadores tenham levado a culpa pelo tumulto que se seguiu, não resta dúvida de que esta noite os fãs de quadribol em toda a Grã-Bretanha estão chorando o fim do jogo que conhecíamos."
—"Devolvam as nossas cestas!" Profeta Diário, 12 de fevereiro de 1883[fnt]

Esse tumulto aconteceu na Sede do Ministério da Magia Britânico, na noite de 11 de fevereiro de 1883, após o Departamento de Jogos e Esportes Mágicos decretar a substituição das "cestas de pontuação" usadas durante séculos no Quadribol poe aros fixos e padronizados. Essa inovação causou descontentamento generalizado entre os jogadores e fãs britânicos de quadribol, embora suas reivindicações fossem, segundo o Ministério, injustificadas.[1]

História Editar

Base Editar

A posição de Artilheiro é a mais antiga no Quadribol, e remonta ao esporte rude jogado no Brejo de Queerditch no século XI, como evidenciado pelo diário deixado por Trude Keddle.[2] Os jogadores tinham uma bola de couro, sem dúvida uma Quaffle primitiva, e eles tinham que "colá-la em árvores em cada extremidade do pântano".[2] As árvores foram, no devido tempo, substituídas por cestas em cima de postes de baliza.[1]

Artilheiros e goles se encontraram, por muito tempo, com pouca inovação: a partir do que reunimos na primeira descrição completa de Zacarias Mumps de um jogo de Quadribol (1398) e O Nobre Esporte dos Bruxos (1620) de Quíntio Umfraville, o Artilheiro - parte do Quadribol permaneceu praticamente inalterada por mais de duzentos anos. Os postes continuaram os mesmos até o último quartel do século XIX.[1]

Os postes de aro foram proclamados pelo Departamento de Jogos Mágicos e Esportes em fevereiro de 1883, depois de um exame cuidadoso sobre a injustiça de ter cestas (que o Ministério da Magia achava impossível regular e padronizar) para marcar gols. Uma equipe em Barnton tinha "cestas minúsculas às balizas do time adversário, em que não se consegue acertar nem uma uva" e no seu próprio extremo tinham "verdadeiras cavernas de vime".[1]

O tumulto Editar

Na noite de 11 de fevereiro de 1883, o Ministério liderou uma coletiva de imprensa a fim de dissipar os rumores de que eles estavam queimando todas as cestas usadas na marcação de golos e acalmar a comunidade bruxa, que encontrou a notícia com gritos de "Trazer Voltar nossas cestas! através da nação.[1]

Como um representante do Departamento de Jogos Mágicos e Esportes estava observando que a mudança era padronizar tamanho do objetivo, e fazer "De forma certa e justa", ele foi forçado a recuar como os manifestantes reunidos no salão jogou uaram "chuva de cestas" para ele. Um tumulto eclodiu quando, segundo o Profeta Diário, "os fãs de quadribol em toda a Grã-Bretanha estão chorando o fim do jogo que conhecíamos."[1]

Rescaldo Editar

"Não vai ser a mesma coisa sem as cestas. Eu me lembro de que, quando era rapaz, costumávamos atear fogo nas cestas durante a partida só para nos divertir. Não se pode fazer isso com aros. Acabaram com metade da graça."
—"Devolvam as nossas cestas!", Profeta Diário, 12 de fevereiro de 1883[fnt]
Apesar do descontentamento generalizado da população bruxa, o Ministério da Magia encontrou seus motins injustificados, e continuou com a mudança, que ainda está em vigor hoje.[1]

Os distúrbios foram oficialmente atribuídos a "duendes agitadores", presumivelmente pelo Ministério.[1]

Aparições Editar

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 1,7 Quadribol Através dos Séculos (real), Capítulo 6
  2. 2,0 2,1 Quadribol Através dos Séculos (real), Capítulo 3