FANDOM

"Nessa altura da entrevista o representante do Departamento foi forçado a se retirar, porque os populares furiosos começaram a bombardeá-lo com goles. Bruxos do Departamento de Execução das Leis da Magia chegaram para dispersar a multidão que ameaçava espancar o próprio Ministro da Magia."
—"Nossos artilheiros não estão roubando!", Profeta Diário, 22 de junho de 1884[fnt]

Esse tumulto aconteceu na Sede do Ministério da Magia, na noite de 21 de junho de 1884, depois que o Departamento de Jogos e Esportes Mágicos decretou a institucionalização da penalização do rolo compressor no Quadribol. Essa inovação causou descontentamento generalizado entre os jogadores e fãs britânicos de Quadribol, que demonstraram profusamente e tiveram que ser dispersados ​​por bruxos do Departamento de Execução das Leis da Magia.[1]

História Editar

Acontecimentos anteriores Editar

A posição de apanhadore é a mais antiga no Quadribol, e remonta ao esporte rude jogado no Brejo de Queerditch no século XI, como evidenciado pelo diário deixado por Trude Keddle.[2] Os jogadores tinham uma bola de couro, sem dúvida uma Quaffle primitiva, e eles tinham que "colá-la em árvores em cada extremidade do pântano".[2] As árvores foram, no devido tempo, substituídas por cestas em cima de postes de baliza.[1]

No século XVII, conforme registrado em O Nobre Esporte dos Bruxos (1620), de Quíntio Umfraville, havia a adição de "áreas de pontuação" ao redor dos postes . Os guardiões foram aconselhados a permanecer dentro dessas áreas de pontuação, guardando suas cestas de meta dos artilheiros da outra equipe.[1]

No último quartel do século XIX , no entanto, não era incomum assistir a vários Chasers atacando um Guardião de uma só vez. A "falta por uso de escada", como era chamada, tinha como objetivo proibir a prática o rolo compresssor, permitindo apenas um Chaser nas áreas de pontuação de uma só vez. Foi proclamada pelo Departamento de Jogos e Esportes Mágicos em junho de 1884 como uma questão de justiça, após um cuidadoso exame da situação.[1]

Tumulto Editar

"Os casos de jogadores servirem de escada para outros têm aumentado. Cremos que a nova regra eliminará as graves contusões de goleiros que temos visto com demasiada frequência. Doravante, um artilheiro tentará bater o goleiro, em lugar de três artilheiros espancarem o goleiro. A jogada ficará mais clara e justa."
—Representante do Departamento de Jogos e Esportes Mágicos ao Profeta Diário[fnt]

Rescaldo Editar

"Eu adorava o rolo compressor. Eu e o meu pai gostamos de ver os goleiros achatados no chão. Não quero mais assistir ao quadribol."
—Nossos artilheiros não estão roubando!", Profeta Diário, 12 de fevereiro de 1883[fnt]

Apesar do descontentamento generalizado da população bruxa, o Ministério da Magia achou a insurreição injustificada, e continuou com a mudança, enquanto os manifestantes foram silenciados.[1]

Aparições Editar

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 Quadribol Através dos Séculos (real), Capítulo 6
  2. 2,0 2,1 Quadribol Através dos Séculos (real), Capítulo 3